A historia do Game Maker
Este artigo foi tirado do site Xcreator, visite: www.xcreator.com.br
Markus Hendrik Overmars é formado em Ciência da Computação pela Universidade de Utrecht, na Holanda, onde concentrou seus esforços no campo da Geometria Computacional e sua aplicação em áreas como Computação Gráfica, Robótica, Sistemas de Informação Geográfica, imagens, multimídia, Ambientes Virtuais, e jogos.
Recebeu seu Ph.D. no ano de 1983, passando então a integrar o corpo docente da universidade. É autor de diversas publicações na área e também o primeiro a desenvolver o "Probabilistic RoadMap Planner", um algoritmo para robótica que permite determinar uma rota de um ponto de partida à um alvo evitando colisões, considerado como um dos estudos mais influentes da área.
Bom, já deu pra perceber que o Prof. Overmars não é qualquer um, agora vejamos um pouco a respeito deste trabalho independente que ele desenvolveu no campo da programação de jogos.
O Game Maker, por vezes referido apenas como "GM", é um software voltado à criação de jogos escrito em Delphi pelo Prof. Overmars. Originalmente o projeto se chamava "Animo", uma ferramenta para criação gráfica que posteriormente evoluiria para um motor de criação de jogos direcionado à desenvolvedores inexperientes.
Em 15 de Novembro de 1999 era lançada a primeira versão oficial do Game Maker (1.1), que possuía um visual bastante rudimentar. Como vocês podem ver na imagem, o programa era exibido apenas na forma de uma barra de ferramentas, sendo que cada botão abria uma janela com seu respectivo conteúdo:
Ao longo das versões tanto o sistema Drag and Drop quanto a linguagem GML foram sendo aprimorados, permitindo a criação de jogos cada vez mais elaborados e consequentemente elevando os requisitos de sistema, ainda que estes sejam considerados "leves" mesmo nas versões atuais. Como melhorias principais podemos citar:
Versão 1.2 | Adição de movimento no background; Pausa no áudio; |
Versão 1.3 | Uso de imagens de maior dimensão; |
Versão 1.4 | Detecção de tecla pressionada via GML; |
Versão 2.0 | Uso de DirectX para áudio; Adição de profundidade (depth); |
Versão 3.0 | Uso de DirectX para gráficos; Opção de execução em tela cheia; Suporte à MP3; Adição de tela de abertura; Adição de checagem de colisão precisa; |
Versão 3.1 | Adição de função salvar / carregar jogo; Colorização de código GML no editor (para realce de sintaxe, etc.); |
Versão 3.2 | Adição de "IDs" nos objetos; |
Versão 3.3 | Redução no consumo de recursos da máquina; |
Versão 4.0 | Reformulação da interface; |
Versão 4.1 | Suporte a jogos multiplayer; |
Versão 4.2 | Implementação da estabilidade do sistema; |
Versão 5.0 | Reformulação do interpretador GML; |
Versão 5.1 | Adição do sistema de partículas; |
Versão 5.2 | Adição de camadas para tiles; |
Versão 6.0 | Reformulação do motor gráfico para uso de Direct3D; Suporte a jogos 3D; Adição de modos de blend e rotação de sprites; Adição de mapeamento de textura em polígonos; |
Versão 6.1 | Implementação do editor de sprites; Implementação do sistema de partículas; |
Versão 7.0 | Adição do sistema de extensões; Suporte à execução dos jogos em Windows Vista / 7; |
Em 26 de Janeiro de 2007 o Prof. Overmars anunciou uma parceria com uma empresa Britânica chamada YoYo Games, liderada por Sandy Duncan (ex vice presidente da Xbox Europa). O propósito da YoYo Games era apoiar o desenvolvimento do proeminente Game Maker assim como fundar uma comunidade para interação de desenvolvedores e jogadores.
Neste ponto o GM encontrava-se em sua mais nova versão, 7.0, que por razão da entrada da YoYo Games teve seu sistema de versões reformulado para "Pro" e "Lite", sendo que as limitações da versão gratuita eram semelhantes às das versões 5 e 6.
Após a reformulação do site os desenvolvedores contavam com um sistema de hospedagem gratuita para seus jogos. É possível fazer dowload ou jogá-los diretamente da internet (através de um plugin), bem como postar comentários e avaliações. Recentemente o site vem promovendo ainda concursos oficiais com premiações em dinheiro.
É isso pessoal, esta é a trajetória básica de nossa ferramenta! Eu espero que todos tenham gostado deste artigo e que não deixem de conferir os próximos, onde iremos conhecer melhor cada aspecto do programa, dos recursos e da linguagem.
Por fim deixo à vocês algumas imagens das versões principais do GM: